fonte: http://www.designbrasil.org.br/setoresprodutivos/moda-e-vestuario/fontes-de-informacao. acesso em 02/04/2013.
Associações
ABRAFAS - Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas, criada em 1968 como entidade representativa dos produtores de fibras manufaturadas é uma sociedade de fins não econômicos, que atualmente congrega as empresas envolvidas na produção, transformação e comercialização de fibras artificiais e sintéticas, responsáveis pela quase totalidade do valor global da produção dessas fibras no país. Ainda dentro de seus princípios e objetivos básicos, a ABRAFAS tem procurado representar, coordenar e defender os interesses das indústrias de fibras manufaturadas perante entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, buscando sempre conciliar os interesses de suas associadas com as necessidades do mercado. www.abrafas.org.br/indx.htmlABRAVEST - Associação Brasileira do Vestuário.www.abravest.org.br
ABICALÇADOS - A Abicalçados tem como objetivo a defesa das políticas do setor calçadista nacional, acompanhando e atuando diretamente em questão de interesse do segmento. É responsável em manter o Brazilian Footwear projeto da ApexBrasil para o setor calçadista. www.abicalcados.com.br
ABIT – Fundada em 1970, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - ABIT, representa a integração da cadeia têxtil brasileira, composta por mais de 30 mil empresas. A ABIT promove as empresas de todos os segmentos da indústria têxtil, desde o cultivo do algodão, matérias-primas sintéticas, fibras têxteis, fiações, tecelagens, malharias, tinturarias, estamparias até confecções. A ABIT tem como missão apoiar o desenvolvimento sustentado da indústria têxtil brasileira, defendendo seus interesses junto aos órgãos governamentais e internacionais, além de divulgar o setor junto ao grande público. www.abit.org.br
ABEST – Associação Brasileira de Estilistas - Foi criada em 2003 com o objetivo de fortalecer e promover a indústria de moda-design brasileira. Publica o +B. www.abest.com.br
ABTT - Associação Brasileira de Técnicos Têxteis - tem entre seus objetivos promover o intercâmbio de idéias e experiências entre os seus associados e os demais profissionais têxteis de outros países, bem como com entidades congêneres nacionais e estrangeiras. Até 1989 os associados da ABTT eram exclusivamente "técnicos e engenheiros têxteis formados em instituições oficiais do Brasil ou do exterior". A partir de então, apesar de manter seu nome original, é uma instituição aberta a todos os profissionais atuantes na cadeia produtiva têxtil - vestuário, desde que possuidores de formação em nível de segundo grau ou superior, reconhecidos como tal pela legislação oficial do país, em âmbito nacional. www.abtt.org.br
ASSINTECAL - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a integração da indústria brasileira de fornecedores da cadeia coureiro-calçadista, ampliando a competitividade do segmento e garantindo ações que beneficiem todo o setor. www.assintecal.org.br
ABEPEM – Associação Brasileira de Estudos em Moda Sociedade Brasileira de Estudos em Moda - www.ceart.udesc.br/modapalavra/edicao6/sbem.php
Exportação
APEX Brasil – Agência de Promoção de Exportações e Investimentos - começou a operar em abril de 1998, com o objetivo de implementar a política de promoção comercial das exportações estabelecida pela CAMEX - Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República. A meta estabelecida pela política de promoção comercial e perseguida pela APEX, por meio de seus projetos, é aumentar as exportações brasileiras para os atuais e para novos mercados, ampliando o número de produtos exportados com maior valor agregado e o número de empresas envolvidas com o comércio exterior. www.apexbrasil.com.brTexbrasil – Para auxiliar as empresas brasileiras a crescer nacional e internacionalmente a ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, com a parceria da Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, criou, em 2001, o Programa Texbrasil - Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira.A missão do programa é apoiar e preparar as empresas do setor para apresentar, de maneira organizada, os produtos brasileiros no mercado internacional. Utilizando diversas ferramentas e ações, o Texbrasil objetiva o aumento da plataforma de empresas brasileiras exportadoras, incentivando a inserção das mesmas no mercado globalizado. www.abit.org.br/texbrasil / texbrasil@abit.org.br
Institutos, Centros de Estudos e Núcleos
Bolsa de Mercadorias Têxteis – A BMT é um empreendimento estruturado com informações e negócios que proporciona as empresas e profissionais do setor têxtil, melhores condições de comercialização de seus produtos e serviços. www.bolsatextil.com.brCarreira Fashion – Site de recursos humanos especializado na área de Moda. www.carreirafashion.com.br
Cetim – Centro de Estudos, Tecnologia e Informações de Moda - Qualifica a indústria de Confecção no Brasil, oferecendo: cursos; palestras; consultorias e demonstração de equipamentos voltados à indústria da moda. www.abravest.org.br
Cetiqt - É um dos mais importantes centros de formação profissional, prestação de serviços e consultorias para a cadeia produtiva têxtil no Brasil e no mundo. www.cetiqt.senai.br
CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil. www.comunidade.sebrae.com.br/couro_calcados/Links+Importantes/1438.aspx
D-Instituto de Design do Senai-Cetiqt – É uma unidade totalmente voltada para o tema MODA e DESIGN. Conta com profissionais altamente qualificados e infra-estrutura de ponta voltados para o incremento da MODA e DESIGN BRASILEIROS. O ID é uma Unidade de Tecnologia avançada visando a promoção e o reconhecimento da Marca Brasil através de uma Identidade criativa própria. www.cetiqt.senai.br
Especial Moda – Parte do Almanaque, do jornal Folha de São Paulo, que montou um banco de dados online com notícias e matérias que saíram no jornal durante 8 décadas e incluiu uma seção dedicada à moda com matérias do acervo. www.almanaque.folha.uol.com.br/moda_index.htm
IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos. É uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1977, com sede em Brasília, e sub-sede em São Paulo , representando toda a cadeia produtiva do Setor de Gemas e Jóias. www.ibgm.com.br
IBModa - Instituto Brasileiro de Moda – Instituição brasileira voltada exclusivamente à área de negócios da moda. Tem três linhas básicas de atuação: pesquisa, consultoria e ensino, sempre abordando a moda por seu aspecto mais amplo, centrado não apenas no vestuário, mas na união do design, do comportamento e do marketing, linhas mestras para o desenvolvimento da atuação do instituto. www.ibmoda.com.br
IEMI – Instituto de Estudos e Marketing Industrial – Desde 1985 oferece importantes informações e prestação de serviços para alguns setores empresariais. www.iemi.com.br
InMod –O Instituto da Moda tem por objetivo apoiar o estudo, a pesquisa e a realização de eventos nos campos da moda da roupa e da indumentária, cujos reflexos culturais, sociais e comportamentais possibilitem compreender a contemporaneidade. Igualmente, destina-se à realização de cursos de qualquer natureza, à produção editorial e ao desenvolvimento de ações para reunir um maior número possível de estudiosos, professores e pesquisadores que, em diferentes campos do saber, dediquem-se a entender a moda como fenômeno cultural, social e comportamental. www.institutodamoda.org.br
Instituto da Cor - O Senai/Cetiqt há mais de dez anos vem investindo nas atividades e serviços na área da Colorimetria Industrial. O Instituto da cor representa uma oportunidade de integração dos diversos setores e conhecimentos da instituição, através de uma atuação estratégica que aumente as opções de negócios e a visibilidade do SENAI/CETIQT. O Instituto possui a capacidade de atender além da área têxtil, de confecção e moda, outros segmentos industriais onde a cor seja um fator importante para o desenvolvimento de produtos, como: calçados, madeira e móveis, automotivo, cosméticos, alimentos, cerâmica, tintas, papel e celulose, vidro, arquitetura e gráfico. Com isso outras unidades do Sistema SENAI se envolvem, permitindo uma verdadeira integração pelo desenvolvimento da Indústria Nacional. www.cetiqt.senai.br/dcb/novox/port/cor/institutodacor.asp
Instituto de Prospecção Tecnológica e Mercadológica – Órgão do Cetiqt especializado em informações necessárias ao processo de tomada de decisão, suporte exigido pela nova realidade das indústrias têxtil e de confecção. www.cetiqt.senai.br
Instituto Zuzu Angel. O Instituto Zuzu Angel foi fundado em outubro de 1993 por Hildegard Angel, filha da estilista Zuzu Angel. O objetivo da instituição é incentivar a criação e a produção da cultura brasileira e, assim, resgatar e preservar as raízes nacionais. Tem importante contribuição para a geração de empregos promovendo, também, intercâmbio na área como forma de reconhecimento da moda brasileira. www.zuzuangel.com.br
IPEM – Instituto de Pesos e Medidas – Dirigido ao fabricante, confeccionista, comerciante e importador de produtos têxteis, descreve a sistemática de fiscalização e principais rotinas cumpridas pelas equipes do Ipem-SP, em linguagem de modo a propiciar uma compreensão clara dos principais aspectos técnicos e fiscais que envolvem a atividade. www.ipem.sp.gov.br/3emp/textil.asp?vpro=simbolo www.ipem.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=29 Laboratório Têxtil do INMETRO/IPEM-PR está localizado na Avenida das Maritacas, 1.400, no Parque Tecnológico de Londrina, CEP 86.027-580, Fone/Fax.: (43) 3321-3377.
NDS – O Núcleo de Design de Superfície da UFGRS é o órgão responsável pela interlocução entre universidade e indústria, e atua desenvolvendo desenhos para superfícies com aplicação em: estamparia, malharia, tecelagem, papelaria, web, texturas tácteis em 3 dimensões para materiais sintéticos, vidro. No setor ligado à moda (vestuário, decoração) desenvolve criação e pesquisas de informação e conceitos. Além disso: desenvolve cartelas de cores para coleções têxteis, cerâmica, decoração e outros, confecciona catálogos com aplicação de simulações em 3D, promove cursos, treinamentos, exposições e palestras. Localizado no prédio anexo I da Reitoria da UFRGS, o NDS-UFRGS conta com uma equipe de designers especializados no Sistema Vision, da Infodesign/NEDGraphics. www.nds.ufrgs.br/novo
NIDEM – O Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Moda disponibiliza ao público dados sobre pesquisa em moda produzida pelos pesquisadores do grupo e por alunos e professores da UNIP. nidem@unip.br www3.unip.br/servicos/aluno/suporte/nidem/index.asp
Núcleo de Moda - Realização de pesquisas de tendência durante o ano, tanto para atender as tecelagens quanto às confecções. Apresenta palestras e oferece consultoria de tendências para os associados. www.abit.org.br / moda@abit.org.br
Outros links
QPQ – Quem produz o que na cadeia têxtil o Guia QPQ on-line abrange os 11 segmentos que compõe o mercado e lista aproximadamente 10 mil produtores, fornecedores e serviços www.textilia.netSenac Moda Informação - realizado desde 1993, é considerado o maior e mais importante evento de confirmação de produtos de moda da América Latina. Com mais de 30 edições, está consolidado e é reconhecido no mundo da moda pela idoneidade, inovação e criatividade. Ocorre duas vezes por ano: em março, antecipa a informação para os profissionais acertarem sua coleção de verão do ano seguinte; e, em outubro, traz as tendências do inverno do próximo ano. Recebe mais de 1,5 mil profissionais e fornece aos participantes um rico material impresso – o caderno de produtos. http://www1.sp.senac.br/hotsites/gd1/senacmodainformacao/index.html
UseFashion – rede de transferência de conhecimento especializado em moda, design e comportamento de consumo de forma global e multimídia. www.usefashion.com
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