segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A Bíblia da teoria da cor agora em Aplicativo

A Bíblia da teoria da cor agora em Aplicativo



Josef Albers, um dos mais conhecidos pintores e educadores a emergir da Bauhaus alemã, escreveu "The Interaction of Color" em 1963, e tem permanecido como uma biblia de arte e design desde então. Na semana passada, para comemorar o 50 º aniversário do livro, a Prensa da Universidade de Yale lançou o aplicativo "A interação da Cor" para o iPad, uma modernizada apresentação interativa dos ensinos de Albers. Com os dedos, em vez de pincéis e uma touch screen em vez de papel, os usuários podem mover e manipular mais de 125 placas de cor em 60 estudos interativos. Conceitos como a 'color relativity' e 'vibrating boundaries' ganham vida neste app de US $ 9,99, ao lado do texto completo do livro (English) e duas horas de imagens de vídeo.
 
Michelle Komie, editor sênior de arte e arquitetura na Prensa da Universidade de Yale , diz que os desenvolvedores do aplicativo da empresa de design Potion, primeiro "usaram papel, tesoura e cola para completar os exercícios como os estudantes de Albers teria feito, a fim de experimentar o processo e metodologia de Albers" O texto foi, então, meticulosamente traduzido em forma de app - eles ainda preservaram sua fonte original e colunas de texto."Potion criou uma das mais belas ferramentas de seleção de cores que eu já vi", diz Komie. "O círculo de amostras traz uma tactilidade elegante para a tela, que se torna um espaço de trabalho que pode ser repleta de tentativas e erros, onde amostras podem ser ajustadas, permutadas, e trocadas." Isso torna o processo de trabalho "bonito e eficienteverdadeiras qualidades Bauhaus das quais achamos que Josef Albers ficaria orgulhoso ".
 
Mais conhecido por suas pinturas abstratas e teóricas, Albers foi também um conceituado printmaker, fotógrafo, tipógrafo e poeta. Na Bauhaus, muitas vezes ele trabalhou em vitrais, às vezes usando detritos do lixão da cidade de Weimar. Após os nazistas encerrar o Bauhaus em 1933, Albers mudou para os Estados Unidos e tornou-se chefe do Departamento de Arte de Yale, onde seus alunos incluíram artistas como Eva Hesse e Robert Rauschenberg.
 
O novo aplicativo leva seus métodos para além da Torre de Marfim. Komie diz: "A edição original de 1963 'Interaction of Color' é um objeto que poucas pessoas terão a oportunidade de ver e experimentar. É na maior parte vive em coleções especiais das universidade e museus. Mas Albers sempre pretendeu que ele seja usado como uma ferramenta de ensino: ele queria suas folhas espalhadas sobre uma mesa, ao lado do texto e comentários. Isso é algo que é muito difícil de fazer com um livro tradicional, que proporciona uma experiência linear. O aplicativo realiza o inicialmente previsto por Josef Albers . "
 
Albers declarou sua crença de que "os exercícios em relação a diferentes efeitos de cor nunca acabam. Novos e diferentes casos serão descobertos uma e outra vez. "Esta nova e diferente iteração de suas teorias acrescenta dimensão e interatividade para a era digital, o que provocou exatamente o tipo de descobertas que alimentou o trabalho de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário